7 excelentes programas gratuitos para artistas
Conheça 7 programas gratuitos como alternativa a programas pagos (Photoshop, Illustrator, ZBrush e outros) para fazer suas artes em diferentes modalidades sem ter que pagar nada por isso. Vambora!
7 programas gratuitos voltado para artistas digitais
Programas como os que citei anteriormente são excelentes aliados na hora de produzirmos nossas artes, e dependendo do nicho de arte precisamos mais cedo ou mais tarde de um ou mais deles, não é verdade? O problema é que eles são pagos e as vezes não temos dinheiro para investir em um deles logo de cara. Pensando nisso fiz uma pequena lista com programas gratuitos e open-source que podem ajudar você iniciante ou não a começar produzir arte com qualidade sem custo.
1) Blender (Número 1, Blender)
Desenvolvido pela Blender Foundation, Blender é bastante conhecido pelos amantes da modelagem 3D, e não poderia ser diferente já que ele cumpre bem o seu papel. (Esta imagem abaixo é um exemplo de um personagem criado com o Blender, você encontra isso e muito mais no site oficial ). Sentiu o nível?
Bom, com ele é possível fazer modelagens, animações, composição, criação de jogos e até mesmo edição de vídeos, tudo em um único lugar. Além disso Blender é multi-plataforma, disponível tanto para Windows, Linux e Mac. Possui uma comunidade ativa e está melhorando constantemente ao longo dos anos.
Para começar a se aventurar pelo mundo do Blender dá uma checada no site, lá tem a documentação e outras coisas interessantes que podem ajudar no seu processo de aprendizado.
2) Gimp (GNU Image Manipulation Program)
Gimp é uma ferramenta poderosa de manipulação de imagem super interessante para amadores ou mesmo profissionais que procuram uma alternativa ao famoso Photoshop.
É possível utilizá-lo para diversos fins desde a edição e ajuste de fotos até a criação de imagens totalmente do zero. Ele também é multi-plataforma e você pode baixá-lo para Windows, Linux ou Mac. Está disponível em variados idiomas, inclusive o Português do Brasil, se assim preferir.
É prático, tem a interface intuitiva, suporte para diversos formatos de imagem e não é tão pesado. O bacana também é que tem bastante tutorial sobre Gimp na internet, inclusive no site oficial que tem isso e um pouco mais sobre ele em sua documentação.
3)Inkscape (Número 3, Inkscape)
Ilustradores, designers ou artistas dos vetores esse aqui vai para vocês e para aqueles que procuram uma alternativa gratuita a programas como Illustrator e Corel Draw.
Inkscape é um programa completo que trabalha com imagens vetoriais, perfeito para desenvolver logotipos, criação de panfletos, mascotes, banners, e as mais variadas finalidades.
Sua interface também é bastante intuitiva, possui comandos simples e está disponível em nosso idioma. Você pode baixá-lo para Windows, Linux e Mac.
4)Krita
O Krita é um programa bastante completo e bem semelhante ao Photoshop, e para os que desejam trabalhar com a criação de ilustrações, concept arts, histórias em quadrinhos e até mesmo criar animações 2D será uma mão na roda.
Krita é simples de usar, tem recursos ótimos, sua interface é bonita e tem a versão dele para Windows, Linux e Mac.
Ferramentas de texto, seletor de cores avançado, multibrush, curva bezier e uma variedade de brushs são só algumas coisas poucas coisas que ele oferece.
5)Medibang (Número 5, Medibang)
Medibang está aí com a finalidade de um programa para desenhar, fazer pinturas digitais e até mesmo produzir quadrinhos. E o melhor, está disponível para PC (Windows e Mac), Ipad, Iphone e Android.
Traz para o usuário uma experiência completa dentro de uma interface bastante amigável, e com a ajuda dos inúmeros recursos é possível criar trabalhos incríveis.
Os brushs são excelentes e trabalham muito bem com a ajuda de uma mesa digitalizadora, dá pra ativar o navigator, também trabalha com camadas e é possível criar documentos com as marcações das páginas de Hqs, né bom?
6) MyPaint
Simplicidade é que faz o MyPaint ser especial. Ele é super leve e bastante intuitivo, não dando chance para frustrações.
Dentre os recursos mais interessantes na minha opinião estão os pincéis que são vários e respondem muito bem as mesas digitalizadoras, a possibilidade de ativar e desativar painéis como camadas, cores e também alguns itens da sua barra de ferramentas como o flip e simetria. Fora que a interface é simples e o programa leve.
7) Magica Voxel
Magica Voxel é um editor Voxel, ou seja, o voxel deriva da combinação de “Volume” e “Pixel”. Basicamente temos um programa de pixelart em 3D tipo o que você faz quando joga Minecraft.
Ele está disponível para Windows e Mac e é super simples de instalar. Dá pra fazer coisas muito divertidas, pra quem gosta de um design mais quadrado e pixelado, vai curtir.
Dica extra | Synfig
E claro que não poderia faltar um programa específico para os artistas que querem fazer animação 2D, esse fica como um excelente extra. A diferença deste é que eu ainda não fiz nada com ele, mas pelo que pesquisei e vi no site, eu quero!
Synfig trabalha com camadas, tem suporte para som, exporta em AVI e GIF, e o que mais me faz querer fazer muitos testes, ele trabalha com o sistema de ossos para animação.
E ficamos por aqui. Se te ajudei deixa um comentário aqui em baixo dizendo qual que você gostou mais ou quais pretende testar. Manda também o que você fez com ele, vai ser legal ver isso.
Esta postagem vai sair em vídeo também, até sexta-feira está no canal. Até a próxima!