Quartoons 2 - Como desenhar rostos em diferentes posições

Dica de como eu faço para treinar e desenhar rostos em outras posições com formas simples e linhas guia.

Introdução

Neste post vimos que para localizar onde estão os elementos do rosto visto de frente, utilizamos duas linhas guia principais: uma para definir o centro do rosto e outra para os olhos.

Hoje vou mostrar como utilizar as mesmas linhas para desenhar o rosto em outras posições, e para isso fiz esta elipse aqui no Blender para que a gente entenda melhor como é "imaginar 3D".

O rosto de frente

Observe que na imagem abaixo temos a linha central do rosto em rosa e a linha dos olhos em azul, certo? E elas assim retas estão representando o rosto do personagem visto de frente. Como podem ver na elipse do lado direito.

Mudando a posição do rosto

Agora, se eu movimento essa mesma forma que está em três dimensões (você observa isso melhor no vídeo) essas mesmas linhas vão se comportar de uma maneira diferente dependendo da posição que eu definir. Observe que a linha "caminha" mais curvada agora.

E com isso basicamente você consegue criar os rostos dos seus personagens em outras posições, basta se guiar pelas linhas que você definiu no início que fica tudo mais fácil.

E aqui alguns desenhos que fiz a partir dos formatos mostrado acima.

Dicas extra

Se você for bastante iniciante talvez te ajude a ter um objeto que você possa usar como referência enquanto desenha, assim, aos poucos você vai pegando o jeito. Tenho algumas sugestões.

1) Modele em 3D

A primeira sugestão é que você modele um círculo ou uma elipse que é mais simples e marque as duas linhas principais, assim como nas imagens que mostrei acima. Você pode fazer isso em um programa de modelagem 3D como o Blender, que é gratuito; ou, comprar uma massa de modelar qualquer e fazer a mesma coisa.

2) Bolinha de desodorante Roll-on

Também dá pra fazer com uma bolinha qualquer, tipo a do desodorante Roll-on. Então é só marcar com canetinha permanente as mesma linhas bem no centro. Assim é só posicionar no ângulo que quiser e utilizar como referência.

Aproveitando que você talvez utilize de uma das dicas acima, é interessante também fazer exercícios de desenhar formas básicas em 3D, isso vai te dar uma noção muito melhor quando estiver desenhando. Comece com os círculos, depois vá para os cubos, cilíndros, e por aí vai. Faça cada um em diversas posições que será bastante útil.

Mais ou menos isso aqui:

Bem, talvez isso te ajude, depois me diz se conseguiu, fechou? Até a próxima!

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